COMUNICADO

A Prefeitura Municipal de Monte Santo e a Secretaria de Educação e Cultura de Monte Santo vem a público informar a comunidade escolar que mesmo diante do anúncio de retorno das aulas previsto para o dia 26 de julho de 2021, pronunciado pelo Secretario Estadual Jerônimo Rodrigues destacamos a impossibilidade de retorno semipresencial às aulas no município, em razão dos desdobramentos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Ressalta-se que o retorno às aulas, conforme o Protocolo de Retorno do ano letivo 2021, está configurado de modo a atender à carga horária de 800 horas, 200 dias letivos e oferece um retorno às aulas de forma gradual e responsável, priorizando as vidas e a saúde da comunidade, amenizando os danos às atividades escolares. Dessa forma, priorizou-se um retorno gradativo, compreendido em três fases:

Fase 01: Ensino Remoto (Abril a Junho)
Fase 02: Ensino Híbrido (Julho a Setembro)
Fase 03: Ensino Presencial (Outubro a Dezembro)

Contudo, é importante salientar que o cronograma apresentado das fases do protocolo de retorno está condicionado ao calendário municipal de vacinação, à situação dos sistemas de saúde municipal e estadual, bem como às orientações das autoridades competentes, no que tange ao controle do avanço da pandemia. A permanência de mais tempo em uma das fases pode ocorrer e dependerá da análise dos indicadores epidemiológicos e dos resultados publicados no Boletim de Monitoramento. O recuo da pandemia, por sua vez, cria condições para a progressão de uma fase para outra. De forma análoga, existe a possibilidade de retorno às fases anteriores, em caso de indicadores negativos de propagação acelerada do vírus no município ou ameaça de colapso nos sistemas públicos de saúde.
Assim, ao analisar a situação municipal, percebe-se que os professores ainda não foram totalmente vacinados com as 02 (duas) doses do respectivo imunizante e o vírus continua circulando comunitariamente, com risco de contágio altíssimo, caso as aulas retornem, uma vez que o percentual de vacinação da população com as duas doses não é considerado seguro pelas autoridades em saúde.

A preocupação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura não se restringe apenas aos profissionais da educação, mas se estende aos alunos da rede municipal de ensino, majoritariamente crianças e adolescentes, que não foram vacinados e estão expostos ao contágio e possíveis replicações do vírus.
Nesse diapasão, não visualizamos, nesse momento, qualquer possibilidade de avanço para fase 02, correspondente ao ensino híbrido, dadas as razões expostas acima. Todavia, destacamos que seguiremos estudando alternativas plausíveis e seguras de avanços das fases previstas no Protocolo citado alhures.

Silvania Silva Matos
Prefeita Municipal